Sintomas da uveíte em animais: saiba quando procurar veterinário

Entenda o que é a uveíte,  quais são os sintomas da uveíte em animais, complicações e quando buscar ajuda veterinária.

Doenças oculares em animais são algo comum.

Assim como os humanos, em algum momento da vida os pets poderão sofrer com alterações nos olhos das quais necessitam de atendimento veterinário especializado em oftalmologia.

Entre elas, podemos dizer que uma das enfermidades mais delicadas – e comum – para a saúde dos olhos dos nossos amigos é a uveíte.

Essa doença pode ter origem diversa e, se não tratada corretamente e com urgência, pode trazer sérias complicações aos pets. Podendo, inclusive, levar o animal à cegueira.

Portanto, é importante saber como os sintomas da uveíte em animais se manifestam para que o veterinário seja consultado o quanto antes.

Mas, calma, estou aqui para te ajudar a identificar essas manifestações clínicas no seu amigo e o momento para me procurar para tratar os olhos adequadamente.

O que é a uveíte

Bom, antes de qualquer coisa, é importante saber que os olhos dos animais têm estruturas e camadas, cada uma com sua particularidade.

A uveíte acomete a úvea dos olhos, que é composta pela íris, corpo ciliar e coroide.

Sendo uma doença intraocular, a uveíte consiste na inflamação dessas estruturas, causando desconforto ao pet e comprometendo a visão.

Os sintomas da uveíte em animais podem variar de pet para pet, podendo ocorrer  em qualquer espécie:

• Gatos
  • Cachorros
  • Cavalos
  • Coelhos
  • Aves

Como a uveíte pode surgir

A uveíte pode ter origem de diferentes causas, sendo ela primária ou secundária.

Na uveíte primária, ela surge por si só. Já na secundária, a inflamação pode decorrer de doenças sistêmicas inflamatória, infecciosa, autoimune, neoplásica…

Sintomas da uveíte em animais

Os pets podem sentir dor e dificuldade em enxergar corretamente. Entre as manifestações clínica estão:

• pupila contraída (miose)
  • alteração na coloração da íris
  • hemorragia intraocular
  • diminuição da pressão intraocular
  • descolamento da retina
  • secreção ocular
  • opacidade da córnea
  • olho vermelho
  • pálpebras fechadas ou piscando muito

Esses são alguns dos sinais da uveíte em animais, sendo necessário avaliar caso por caso em cada pet, podendo aparecer de forma isolada ou em conjunto de manifestações.

Tratamentos possíveis para a doença

A depender da gravidade da inflamação, o pet poderá passar por tratamento tópico ou associado com tratamento sistêmico.

Veja bem, além de tratar a uveíte, esses tratamentos visa evitar as complicações, sequelas e preservar a visão do pet.

Quando buscar ajuda profissional para evitar complicações

Se não tratada, a uveíte pode agravar e levar a doenças mais sérias aos animais, como:

• glaucoma
  • catarata
  • descolamento da retina
  • cegueira
  • atrofia ocular

A uveíte em animais pode evoluir rapidamente, portanto, quanto antes o pet for atendido, maior as chances de manter a visão e ter de volta a saúde ocular.

Entre em contato comigo caso perceba qualquer alteração nos olhos dos seus amigos.