4 doenças oculares mais encontradas em silvestres

Você sabia que animais silvestres são classificados em nativos e exóticos?

Animais silvestres nativos são aqueles que fazem parte da fauna brasileira e os exóticos são aqueles que compõem a fauna de outros países.

No Brasil, alguns exemplos clássicos de espécies são:

Papagaio verdadeiro, arara-azul, sagui, jabuti-piranga e jacaré de papo amarelo.

O convívio desses animais como pet é liberado pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, através da venda autorizada por alguns criadouros.

Existe uma lista de animais silvestres que podem ser comercializados como pet!

E a consulta oftalmológica também é importante para esses tipos de amigos!

O que são doenças oculares

Para se ter uma ideia sobre a complexidade e a dimensão desse universo na medicina veterinária, as doenças oculares podem ser provocadas por inúmeros motivos.

Desde as causas genéticas até mesmo os hábitos e estilos de vida que o responsável proporciona ao pet, através da alimentação e do manejo ambiental.

Entende-se que, a curto, médio e longo prazo, a depender do tal estilo de vida.

Essas doenças oculares podem causar dificuldade na visão ou a cegueira, em casos mais graves.

A partir de alterações oculares podemos identificar problemas relacionados com o fígado, rim, coração, entre outros órgãos do pet.

E uma vez identificado um problema de forma precoce, mais certeiro será o tratamento.

4 Principais doenças oculares em silvestres

E, infelizmente, são inúmeros os tipos de doenças oculares que podem atingir o seu pet silvestre.

Tais problemas trazem impactos significativos para a qualidade de vida e bem-estar do animal.

Para que você possa ficar em alerta no dia a dia do seu amigo, trouxe as 4 doenças oculares mais comuns. Veja:

1. Catarata

A catarata é uma doença que pode afetar pacientes de qualquer idade.

Este problema ocular é conhecido por deixar o cristalino branco, prejudicando a visão.

A enfermidade pode ter causas congênita, traumática, alimentar e diabética, por exemplo.

O tratamento da doença é cirúrgico, com altas taxas de sucesso no procedimento.

1. Úlcera de córnea

Essa doença é caracterizada pela lesão na córnea.

Podendo ser causada por traumas e doenças secundárias

O olho do animal fica sensível, com vermelhidão, secreções e lacrimejamento.

Na maior parte dos casos, o tratamento é realizado com colírios, no caso de úlceras superficiais ou então cirúrgico, no caso de úlceras profundas.

1. Uveíte

É a inflamação intraocular que pode ocorrer de forma primária ou secundária após infecções virais, bacterianas ou fúngicas, por exemplo.

Os principais sintomas são vermelhidão, hemorragia, dor, contração da pupila, opacidade na córnea e secreção.

1. Conjuntivite

Com certeza é uma das doenças mais comuns e frequentes.

A conjuntivite pode ocorrer por infecção, alergia ou por baixa produção lacrimal, ocasionando uma inflamação da conjuntiva.

Os sintomas mais frequentes são: excesso de secreções, vermelhidão e vascularização da córnea.

Bom… Agora que você já sabe identificar os sinais e também a quem recorrer, você está apto para entender que a análise periódica da saúde do seu pet é importantíssima!

A verdade é que silvestre ou não, todo pet precisa de análises periódicas.

Ou seja, consulta anual (a depender da necessidade do animal), para termos sempre informações precisas de sua saúde.

Que tal marcar uma consulta agora mesmo?