Catarata em animais: Qual tratamento é eficaz?

Catarata em animais: Qual tratamento é eficaz?

Ao contrário do que muitos pensam, não existe no mundo qualquer tipo de tratamento de catarata em animais por meio de colírios! E você sabe Qual tratamento é mais eficaz para catarata em animais?

Então saiba mais sobre essa e outras informações aqui, neste artigo!

A catarata é uma doença comum, caracterizada pela opacificação do cristalino (lente ocular), levando a perda da transparência do olho do seu amigo.

Nos animais, ela pode surgir de várias formas, como: predisposição genética, sequelas de inflamação intraocular ou até por alterações metabólicas.

Para saber se o seu pet realmente está com catarata e entender quais são os procedimentos técnicos para tratar essa doença ocular, continue a sua leitura e agregue mais conhecimento sobre este universo!

Classificação da catarata 

A catarata em animais pode ser classificada em diferentes tipos, onde as mais comuns, são as descritas abaixo:

  • Catarata congênita

Neste tipo de catarata, o paciente apresenta opacidade já ao nascer.

  • Catarata hereditária

Pets de todas as raças e idades podem ser atingidos. Então, por ser hereditária, existe a indicação de castração do animal para que não passe aos descendentes. 

  • Catarata adquirida

A catarata adquirida pode ocorrer por diversos fatores, entre eles: exposição direta ao sol (raios UV), inflamação ocular, trauma ocular, alterações metabólicas, senilidade, entre outros.

Forma de tratamento eficaz

A cirurgia de catarata em animais é a única maneira de recuperar a visão do pet. Sabia disso?

Isso porque, durante o procedimento, removemos todo conteúdo branco permitindo a passagem da luz.

Também durante o procedimento, podemos colocar uma lente intraocular artificial para melhorar a acuidade visual do seu pet.

Mas cuidado, muita atenção!

Existe o momento adequado para a realização da cirurgia, então procure sempre por um acompanhamento para um resultado satisfatório.

Por isso, assim que você perceber alguma alteração nos olhos do seu amigo, não hesite em procurar um profissional oftalmologista que possa te auxiliar neste momento tão importante do seu pet. Ok?

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *