Genéricos são fatais para a visão dos pets

Genéricos são fatais para a visão dos pets

No Brasil, desde 2012, medicamentos genéricos para animais são autorizados pelo governo e isso beneficiou o bolso de milhões de brasileiros, porém eles podem ser fatais para a visão dos pets.

Quando no parágrafo quarto, da antiga lei (1.969), sancionada em 1969 dizia que foi estabelecida a obrigatoriedade da fiscalização da indústria em medicamentos genéricos.

Na nova lei (12.689), sancionada em 2012, estabelece que o medicamento genérico de uso veterinário agora dispõe de registro fiscal e pode ser adquirido por qualquer pessoa, não somente por médicos veterinários.

Porém, para que os tratamentos em animais tenham o resultado que esperamos, mesmo com um medicamento genérico, é importante ter análise clínica!

Isso porque existe a possibilidade de alguns medicamentos genéricos para animais serem altamente prejudiciais para a visão dos pets.

E, uma vez que, a manutenção das exigências dos produtos faz com que os preços fiquem no mesmo patamar dos itens convencionais, encontramos um problema!

Para entender melhor quais são esses medicamentos e quais os motivos dessas complicações oculares, continue sua leitura…

 

Medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são introduzidos a baixo custo no mercado, quando a patente do medicamento expira.

Os resultados dos testes demonstram que a segurança e eficácia do produto podem ser extrapolados para o genérico, simplificando sua aprovação.

Porém, é importante verificar se tal medicamento genérico não sofreu alterações em sua característica, influenciando as propriedades biológicas e clínicas do produto.

E assim como nos medicamentos de uso humano, os genéricos para animais devem ser feitos com o mesmo componente ativo do medicamento de referência.

Como estes medicamentos têm custo menor, os mesmos facilitam o acesso daqueles que necessitam e ainda fazem com que os altos preços de alguns produtos de referência sejam controlados.

Motivos pelos quais medicamentos genéricos alteram a visão do animal

Alguns dos medicamentos genéricos para tratamento de doenças físicas em animais, que podem causar alterações significativas na visão do pet, são:

Cortisona (corticoides)

Se usados de forma indiscriminada, com genéricos de má formação ou por longos períodos, podem resultar em diversos problemas de visão.

Esse medicamento também pode causar aumento na pressão do olho e danos ao nervo óptico (glaucoma corticogênico), se usado de maneira errada.

Além disso, os medicamentos com cortisona podem provocar a formação da catarata se houver negligência em seu uso!

Ivermectina veterinária

A ivermectina é uma substância que faz parte do grupo das avermectinas, sendo obtida da fermentação de um determinado fungo, o Streptomyces avermitilis.

O medicamento é utilizado como antiparasitário em bovinos, ovinos, suínos, equinos, cães e gatos, mas podem ser fatais se houver uso incorreto, causando intoxicação.

Alguns dos efeitos colaterais da ivermectina, são: anormalidades nos olhos, edema da pálpebra, uveíte anterior, conjuntivite, limbite, queratite e coroidite.

Enrofloxacina 

Este medicamento é um antibiótico da classe das fluoroquinolonas. 

Ele é indicado para o tratamento de doenças infecciosas, causadas por bactérias.

Quando a enrofloxacina é utilizada no tratamento de úlcera de córnea, é importante ser uma medicação de qualidade confiável, pois o tratamento pode ser prejudicado por uma ação não efetiva.

Nos felinos a enrofloxacina pode trazer danos à retina e, por isso, seu uso deve ser ponderado.

Recomendações…

Que todo medicamento ingerido pelo animal deve ser prescrito por um médico veterinário, você já sabe!

Mas, você sabia que também é importante ter o aval de um médico veterinário especializado em doenças oculares?

Ou seja, um oftalmologista veterinário pode ajudar a definir se o medicamento não causará problemas futuros e se ele é o mais correto para o problema do seu amigo.

Portanto, sempre busque sempre o melhor tipo de avaliação com um veterinário autoridade no assunto, ok?

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *